Imagem editada a partir de cartaz comemorativo produzido pelo governo do PR
Ainda que de ângulos diversos, tanto a literatura romântica brasileira quanto a pré-modernista (Lima Barreto e seu Triste fim de Policarpo Quaresma ou em Os sertões, de Euclides da Cunha), em seu escritos imortais, representaram as cores nacionais e seus símbolos. Idealizadamente, em um primeiro momento; de modo mais crítico, no momento seguinte. O mais importante é que ambas ressaltaram o amor à pátria, nossas origens, a miscigenação que nos torna tão interessantes e ricos culturalmente.
Para ler as obras citadas, vá até a biblioteca mais próxima e empreste um exemplar ou acesse o link e baixe agora em formato PDF. Download grátis.
CEREJA & MAGALHÃES. Português: linguagens. São Paulo: Atual, 2005. v. 1
Unidade 1: Linguagem e Literatura
capítulo 1 – Linguagem, comunicação e interação capítulo 2 – Literatura: leitura-prazer capítulo 3 – O que é literatura?
Unidade 2: As origens da Literatura Brasileira
capítulo 8 – Literatura
Queridos alunos, releiam e estudem os capítulos acima referidos, tendo o cuidado de anotar as dúvidas e ideias que surjam a respeito de cada ponto levantado. É necessário que os alunos que estiveram (ou que estão) ausentes das aulas façam um resumo de todo esse conteúdo, ok?
Quanto ao futuro, acessem o endereço abaixo para saber mais sobre o novo ENEM e se preparar melhor para esse tipo de avaliação:
Ao contrário do que diz o dicionário, este blog não é sobre contrabando de produtos piratas ou qualquer outra mercadoria ilegal vinda de países vizinhos. Trata tão somente de falar e refletir sobre a apropriação cultural que cada um de nós faz de tudo a que estamos expostos... daquela parte de patrimônio imaterial que torna cada ser humano único e que caracteriza-o como pensante!
As imagens e fotos deste blog são provenientes de arquivo pessoal e de sites da internet (Google Imagens e Photobucket, entre outros). Se você é o autor de uma delas, entre em contato para solicitar seu crédito ou a retirada dela da página. Envie-me um e-mail. Obrigada!